quarta-feira, 27 de julho de 2011

COMO VENCER MIL INIMIGOS



O leitor pode estar pensando que aqui encontrará mais um manual de batalhas no estilo kung fu, aikidô ou similar, mas aqui vai uma advertência: NÃO É.

Não nego que o que inspirou o post de hoje foi uma técnica difundida entre os praticantes de Kendô, ou esgrima japonesa. Porém, o intuito do presente post, é a aplicação da mesma técnica para se vencer os obstáculos e os ‘inimigos’ do dia a dia.

- Tá Raphael, mas que técnica tão ‘maravilhosa’ é essa da qual você tanto fala?

A técnica faz parte do chamado: Fudouchijin-Myouroku (不動知人妙六), que, por sua vez, faz parte do Bushidô (武士道), ou código de honra Samurai (). Basicamente, esta técnica nos ensina que, em nossa mente, deve haver somente UM adversário.

-Como assim? Você não acabou de dizer que essa técnica era pra vencer MIL adversários?

Sim. E é realmente isso que a técnica ensina: como vencer mil adversários como se fossem apenas um.
Explico:

O Leitor, ou Leitora, mais de uma dezena de vezes já se viu diante de uma situação-problema que se subdividia em outras tantas, muitas vezes incontáveis por sinal. Ou se encontrou em algum momento da vida, em uma situação em que tudo parecia dar errado, como se todos os problemas possíveis deixassem para ‘dar as caras’ ao mesmo tempo. Não é?
Pois bem, ‘batalhar contra todos estes problemas de uma só vez, é algo humanamente impossível’ podemos pensar. E realmente é! Enquanto continuarmos a enxergar a todos eles ao mesmo tempo.

O Código Fudouchijin-Myouroku nos ensina que, para se vencer mais de um oponente ao mesmo tempo, devemos enxergar cada um deles independente dos demais. Em síntese: devemos ter FOCO. De nada adiantaria você ter mil braços para enfrentar mil oponentes, se você tentasse vencer todos ao mesmo tempo. Você não iria conseguir focar suas atitudes, e os mil braços deixariam de ser uma vantagem para se tornarem estorvos durante a luta, visto que não serias capaz de ter consciência de todos os mil braços (um para cada oponente) ao mesmo tempo. Afinal, você pode ter uma porção de braços extra, mas a sua mente é apenas uma.
O Código ainda nos ensina que, ao iniciar-se uma batalha contra mais de um oponente, devemos atacar o primeiro que investir contra nós, com tudo o que temos, e só então devemos nos preocupar com o segundo que investir, esquecendo o primeiro com quem lutamos. Quando vier o terceiro, esquecemos dos dois primeiros e o atacamos. E assim sucessivamente. Devemos ter em mente somente aquele que está praticando a ação, desta forma seremos capazes de atacar mil adversários como se fossem apenas um. Porque durante toda a batalha, somente um preocupou nossa mente. Sempre existia apenas um adversário diante de nossos olhos e, portanto, alvo de nossos ataques.

Aplicando este ensinamento a nossa vida cotidiana, veremos que é muito válido ‘atacar’ um problema de cada vez. Não adianta bancar o Super-Homem, ou a Mulher-Maravilha e tentar dar conta de todos eles ao mesmo tempo. Devemos ter FOCO.

O que é mais essencial?
O que necessita de mais urgência para ser resolvido?

São perguntas que podem nos poupar um esforço em vão.

Se um Samurai se preocupasse com todos os inimigos ao mesmo tempo, provavelmente sairia atacando com a espada em todas as direções e se cansaria demasiadamente rápido, o que faria com que perdesse a luta e todo seu esforço tivesse sido em vão.

E nós, pessoas comuns, devemos mesmo ‘nadar, nadar e nadar e morrer na praia’?
Ou devemos ‘gastar’ um tempinho pra decidir nossas prioridades e ‘ganhar’ um tempão executando-as eficazmente?

Reflita. E veja se esse ensinamento milenar não tem mesmo uma aplicação realmente eficaz ainda nos dias modernos.

Uma Boa Noite a todos e a cada um de vocês.

                                        Raphael Convoitise – ABSYNTHE


P.S: Peço desculpas por não estar postando com a freqüência que eu desejo... Estou ‘batalhando com alguns inimigos’, se é que me entendem. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!