sábado, 23 de julho de 2011

Adeus Amy Winehouse













Amy Jade Winehouse
  * 14 de Setembro de 1983, Londres
23 de Julho de 2011, Londres¹


    

    23 de Julho de 2011 será sem dúvida um dia triste que marcará para sempre a vida dos fãs de Amy Winehouse, bem como dos amantes de seu estilo musical que ia desde o Jazz, passando pelo Soul e chagando a uma espécie de Rock’N Roll. Estilo, esse, que abriu as portas da fama para uma sucessão de outros artistas.
Amy, com um timbre inconfundível e inigualável de voz, sem dúvida foi um ícone da música internacional (e ainda é!) e que deixará muitas saudades.

Além de sua voz incrível e prêmios musicais, como os cinco Grammy’s ganhos em uma única edição (algo inédito para uma cantora inglesa), Amy ficou conhecida por seus escândalos públicos e o uso abusivo do álcool e das drogas. Escândalos, estes, que começaram em junho de 2008, quando o próprio pai revelou aos jornalistas que Amy estava com uma possível arritmia cardíaca devido ao uso de cigarros e drogas pesadas como cocaína e heroína.

Em 2010, com o término da ‘reabilitação’, Amy parecia finalmente ter se ‘libertado’ das drogas. E poderia, então, dar continuidade ao projeto do terceiro álbum que tinha seu lançamento previsto para janeiro de 2011. TINHA porque este fato não ocorreu.

Seu último show aconteceu em Belgrado, no dia 19 de Junho deste ano, onde Amy Winehouse foi vaiada por seus fãs sérvios, devido a sua embriaguês nitidamente estampada ao errar as letras de suas próprias canções.  Levando-a cancelar toda a turnê de shows que tinha previsto para este ano. Amy Winehouse chegava ao fim. Já não tinha condições de prosseguir com a carreira.

Agora, o que mais me intriga é o fato de essa fama de ‘alcoólatra’ e ‘drogada’ ter repercutido com mais ênfase na mídia do que seu  talento musical.

Você reparou que, a grande maioria dos fãs pareciam estar mais satisfeitos com aqueles ares e atitudes de ‘rebelde sem causa’ do que com as músicas da tão aclamada Amy?
Porque isso acontecia?
O que havia de especial nessas atitudes que só fizeram mal a ela e a quem a amava?
Nossa sociedade jovem, muitas vezes, me faz ter certeza de que nossos valores estão cada vez mais invertidos. E acho que isso, de certa forma, acabou influenciando a forma de agir de Amy Winehouse, que passou a encarar o problema com alcoolismo e drogas como sendo algo que fazia parte dela, de sua personalidade. O que fez com que, aos poucos e (cada vez mais!), esta estrela mundial do jazz fosse se apagando.

Amy Jade Winehouse certamente deixará saudades. Falar mais sobre esta exímia cantora e a forma lamentável que sua vida foi se esvaindo, seria apenas ‘chover no molhado’.

Um talento entregue as mãos do mundo das drogas e da autodestruição...
Lamentável que isso tenha ocorrido, e gostaria muito de não ouvir histórias semelhantes. Não somente de famosos como ela, mas de jovens que andam por aí, pelas ruas, ao nosso lado. Que são nossos filhos, vizinhos, amigos e irmãos. Pessoas talentosas e, muitas vezes, com alto potencial para se dar realmente bem na vida.

Amy, nossa Pérola da música, fará muita falta na grande concha acústica do mundo.

   Adeus Amy. Que você tenha encontrado o conforto que muitas vezes você deixava claro que estava precisando. E obrigado pela herança musical que deixou para todos os teus fãs.


¹-Amy Winehouse morreu com a mesma idade que Kurt Cobain, Jimmi Hendrix, Robert Johnson, Brian Jones, Janis Joplin e Jim Morrison (27 anos), todos grandes gênios da música. Coincidência?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!