sexta-feira, 15 de julho de 2011

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA VIDA ( da Vida? - Sim, da Vida)


 Hoje, 15 de Julho de 2011, os fãs da série Harry Potter vão a loucura e ao desespero: A SÉRIE CHEGA AO FIM! Sim, depois de 10 anos após o lançamento do 1º Livro, para a alegria e tristeza dos Pottermaníacos o último filme, denominado Harry Potter e as Relíquias da Morte parte2, estréia hoje nos melhores cinemas do Brasil. 
 Mas, afinal, será que além de muitos fãs apaixonados e um leque de produtos com os personagens de J.K Rowlling estampados, a série deixou mais algum legado?
 Algumas pessoas, erroneamente, acham que por se tratar de livros/filmes infanto-juvenis, Harry Potter e suas aventuras não têm nada a nos acrescentar. Eu, particularmente, discordo. J.K. Rowlling em TODOS os livros de sua série, por meio dos personagens centrais e outras vezes por coadjuvantes, nos lembra do valor da amizade, dos valores e da fibra moral que devemos cultivar. Quem nunca quis ter amigos tão leais quanto Rony e Hermione? Quem não gostaria de ter a força de vontade e a coragem do Harry? Quem que, para o próprio bem dos amigos, teria a coragem de encará-los como Neville Longbottom fez ( em HP e a Câmara Secreta)? Essas são apenas algumas das centenas de mensagens que podemos assimilar da série. Mensagens e valores com os quais muitas vezes convivemos no dia-a-dia, mas que só nos damos conta da existência, quando os vemos repetidos na ficção. Porém, uma outra mensagem que, talvez possa ter passado despercebida pela a maioria das pessoas, foi um símbolo muito significativo presente em todos os Livros/Filmes: O Expresso de Hogwarts.
    O Caro Leitor, ou a Cara Leitora, pode estar se perguntando: o que há demais em um 'trem velho'?
 Explico, portanto, nas próximas linhas, por que foi que hoje, ao assistir os filmes mais antigos da série em preparo para o novo, minha atenção ficou detida no Expresso de Hogwarts.
 Como alguns podem saber, o Trem simboliza a Vida. Não, não estou falando de vida no sentido de fecundação e afins. O Trem simboliza o ato de viver.
 Eu, pessoalmente, acho este símbolo muito apropriado. 
 Vocês já repararam que pessoas entram e saem de nossas vidas exatamente como em um trem?
Algumas entram, sentam ao nosso lado, nos fazem uma boa companhia, nos fazem apreciar uma boa conversa. Outras estão mais preocupadas com suas próprias coisas ou com as pessoas e as situações a volta, ou distraem-se facilmente com as paisagens que passam pela janela da vida. Ainda há aqueles que chegam com uma grande quantidade de bagagens que acumulou consigo durante longas viagens, e acabam nos acrescentando muito com aquilo que trazem. Já outros, embora muitos caminhos já tenham percorrido, chegam de mãos abanando trazendo, por vezes, uma mala vazia e nada a nos acrescentar.
No decorrer do caminho, essas pessoas vão entrar e sair de nossas vidas. Umas vão se demorar mais que outras, e outras talvez não fiquem mais que o mais breve dos breves instantes. Algumas se sentarão enquanto outras apenas o(a) observaram de longe. E Poucas, muito poucas, serão as que estarão genuinamente dispostas seguir a viagem até o fim ao teu lado. E estes são os verdadeiros amigos. Seguirão ao teu lado até o dia em que precisares despedir-se e descer na última estação da vida (ou quando eles precisarem descer, depende do que ocorrer primeiro, né?)
 - Mas Rapha, o que isso tem a ver com Harry Potter?
 - Tudo e nada. Tudo porque, você reparou em que local, no primeiro livro, Harry, Rony e Hermione tem o primeiro 'contato'? Exatamente. O Expresso de Hogwarts. Não sei se por mera coincidência ou se foi intencional, mas J.K.Rowlling  uniu a vida dos três personagens centrais da história, justamente no símbolo da Vida. Repararam, também, que neste mesmo trem embarcam pessoas mais e menos ativas na vida de Harry?
Seus melhores amigos estavam ali. Seus desafetos (escolares) também. Todos no mesmo trem. Todos na 'mesma' Vida. O Expresso de Hogwarts simboliza ao mesmo tempo a Vida de todos e de cada um. Se tomarmos do ponto de vista de Harry Potter, este trem simbolizará a vida dele, mas se tomarmos o ponto de vista de outro aluno, como Draco Malfoy, Cedrico Diggory ou Gina Weasley por exemplo, o trem vai simbolizar a vida de cada um deles. Mas todos estão no mesmo trem. Na vida real as coisas também são assim. Estamos cada um dentro de seu próprio trem, que é ao mesmo tempo o trem do resto do mundo. O Expresso da Vida.
 -Mas isso que falei anteriormente também não tinha nada a ver com Harry Potter e suas aventuras. Porque ao ver o Trem no filme e recordar seu significado (que expliquei logo ali no inicio), eu comecei a refletir sobre minha própria vida. Em como é incrível as pessoas que embarcam e desembarcam de nossas vidas todos os dias, o tempo todo. Pessoas que nos deixam um pouco delas, outras que levam um pouco da gente consigo.
O Expresso de Hogwarts me fez olhar mais atentamente o Expresso da Vida e, aos poucos comecei a perceber que algumas pessoas estão no meu 'vagão' há muito tempo, mas não estão tão próximas como por vezes acreditei, enquanto outras que acabaram de embarcar, sentaram-se ao meu lado e realmente estão (ou ao menos parecem estar) dispostas a seguir essa viagem comigo até quando for viável. Me dei conta de que não é só esperar as pessoas embarcarem e vir falar conosco. Muitas vezes nós teremos de largar o comodismo de lado e nos deslocar até elas. Antes que a viagem passe rápido demais e venhamos a nos dar conta de quantas pessoas especiais estavam lá perto e só fomos nos dar conta quando a viagem já estava próxima do fim. E aquela que podia ser uma boa companhia durante todo o trajeto, poderá sê-la por apenas mais alguns instantes.
 Comecemos à analisar nosso trem agora, enquanto ainda é tempo. Porque, por mais lento que um trem possa parecer uma hora ele vai parar e teremos que descer.
 Bom, essa foi uma das lições que pude aprender com as aventuras de Harry Potter e seus amigos. Por mais que não tenha sido com a aventura propriamente dita, mas com um detalhe dela apenas (um detalhe recorrente em todos os livros/filmes por isso chama a atenção, diga-se de passagem), mas que me fez refletir toda a minha vida em apenas alguns minutos. Essa é uma das Relíquias da Vida que recebo como legado de Harry Potter.
 Se analisarmos bem, veremos centenas de outras espalhadas por ai, em cada cena, em cada linha...
Portanto, a série terminando ou não, Harry Potter e suas Aventuras já deixou bem mais que uma legião exorbitante de fãs apaixonados, produtos com suas marcas e a fortuna de J.K. Rowlling (que foi a primeira pessoa no mundo que conseguiu ficar BILIONÁRIA, vendendo livros, eita mulher!) como legado. 
 Harry Potter além de saudades nos deixa também lições de vida.
 
Nos deixa As Relíquias da Vida.


                                                                       Raphael Convoitise - ABSYNTHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!