quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma Lenda de Eostre (Ostara)


Para aqueles que não sabem, hoje comemoramos o Sabat de Eostre ( ou Ostara, segundo outros costumes), O Equinócio de Primavera. Uma festividade de boas vindas à Primavera e uma Saudação e uma Reverência à Grande Mãe, que aparece então, personificada na Pessoa de Eostre, Deusa Anglo-Saxônica que representa o Nascer e o despertar da Natureza.
Pesquisando, mais cedo sobre as origens desta Comemoração, encontrei uma lenda muito bonita que, posteriormente foi adaptada pela igreja de Roma a comemoração Pascal ( no Hemisfério Norte o Eostre é comemorado em 21-22 de Março, época da páscoa cristã) Que passo a redigir abaixo.Espero que gostem!!!^^


Dizem as lendas que Eostre tinha uma especial afeição por crianças. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a Deusa adorava cantar e entretê-las com sua magia.

Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas tão amadas crianças, quando um amável pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre.


Isto maravilhou as crianças.
 Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre não estava feliz com a transformação, porque não mais podia cantar nem voar.
As crianças pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas não conseguiu desfazer o encanto. A magia já estava feita e nada poderia revertê-la. Eostre decidiu esperar até que o inverno passasse, pois nesta época seu poder diminuía. Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituída de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria à lebre, transformando-a novamente em pássaro, nem que fosse por alguns momentos.


A lebre assim permaneceu até que então a Primavera chegou. Nessa época os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pôde transformar a lebre em um pássaro novamente, durante algum tempo. Agradecido, o pássaro botou ovos em homenagem a Eostre. Em celebração à sua liberdade e às crianças, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pássaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.

Para lembrar às pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista até hoje por nós.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!